Clique nas imagens para ampliar
Desafios do advogado de direito empresarial
No mundo de hoje, corporativo e globalizado, quando uma pessoa decide que organizará bens e pessoal com o objetivo de instituir uma empresa assume diversos desafios que somente serão resolvidos se o novo empresário tiver, ao seu lado, um time de profissionais e parceiros que o auxilie nos diversos desafios. Um destes profissionais é o advogado de direito empresarial.
Ao assumir a coordenação jurídica de uma pequena empresa em nascimento (pensem também nas startups) o advogado de direito empresarial, junto com o empresário, também assumirá diversos desafios que serão resolvidos no dia-a-dia junto com o bom andamento da empresa.
“Não basta ter uma boa ideia. O desafio é como inseri-la no mercado de forma juridicamente segura”, pondera o advogado de direito empresarial Mário Inácio Ferreira Filho, do escritório Inácio Ferreira Advogados. “O advogado de direito empresarial é o profissional que estruturará a empresa do cliente no melhor formato jurídico, tendo em vista as expectativas de crescimento e atuação da empresa que está surgindo”, finaliza.
Qual a melhor forma de tributação? É possível enquadrar a nova empresa no SIMPLES NACIONAL? Qual deverá ser o formato de contrato com os fornecedores e clientes? Como será a relação com os colaboradores e funcionários? Quais medidas preventivas no âmbito trabalhista? E o que faremos para proteger a marca da empresa?
Tais questões refletem os desafios que o advogado de direito empresarial terá que assumir logo nos primeiros dias da empresa. Alguns, ainda, deverão ser decididos antes da abertura da empresa nos órgãos competentes.
Cabe ao advogado de direito, ainda, acompanhar a empresa durante a vida, já que ele será responsável por defender a empresa judicialmente, de ações movidas por outras empresas ou por funcionários.
Será, também, do advogado de direito empresarial a responsabilidade de defender os direitos de seus clientes, usando todos os meios disponíveis, dos acordos e transações às medidas judiciais.
Mas não é só. Quando a empresa atinge o patamar da expansão, caberá ao advogado de direito empresarial planejar a melhor forma para que a expansão aconteça sem problemas e sem prejuízos jurídicos. A expansão será por franquias? Parcerias? Filiais? Está decisão é tarefa para o advogado de direito empresarial.
Então, se o novo ou futuro empresário deseja não ter problemas com durante a gestão de sua empresa, precisará ter em mente que um advogado de direito empresarial é o profissional indispensável em sua equipe.