Clique nas imagens para ampliar
Como deve ser o advogado empresarial para sua empresa?
A escolha de um advogado empresarial é a decisão que influenciará o bom andamento da sua empresa
Médico, líder religioso e o advogado empresarial são os três profissionais que todos os empresários devem se preocupar muito em escolher bem para ter sempre a disposição. Mas, não por coincidência, estes são os três profissionais mais importantes para o empreendedor, pois precisam estar sempre a disposição e complementar as suas ações.
O advogado empresarial deve reunir em si alguns atributos que todo o empresário deve procurar no profissional, a fim de ter a certeza de estar sendo assessorado pelo profissional que melhor se adapte à sua realidade e de sua empresa.
O advogado Mário Inácio Ferreira Filho lista algumas características que o empresário deve procurar no advogado para ter a certeza de estar sendo assessorado pelo melhor profissional:
Procure um advogado empresarial que esteja disponível.
Quando se contrata o advogado empresarial que prestará assessoria integral para você e sua empresa a principal caraterística a se procure neste profissional é a disponibilidade. Ninguém contrata e paga um advogado para, sempre que precisar, ter que ser atendido pelo estagiário do escritório, por mais profissional que seja este estagiário (falaremos dele mais adiante).
Veja com o advogado empresarial a ser contratado se ele disponibiliza horários de atendimentos personalizados, possibilidades de reuniões mensais, consultorias via e-mail, Skype, Facebook, etc. Diversas, hoje, são as formas de contato entre o empresário e o advogado e uma delas deve estar disponível para contato direito com o profissional contratado: o advogado.
Se você, empresário, já contratou um advogado, mas não tem o telefone celular do advogado salvo em sua agenda é um sinal de que algo, nesta parceria, está errado. Sim, toda assessoria somente pode dar certo se for tratada como uma parceria entre o empresário e o advogado.
Contrate um advogado empresarial multidisciplinar
Já dizia o professor de Direito Empresarial Fabia Ulhoa Coelho que todo advogado empresarial deve ser um profissional dotado de conhecimentos interdisciplinares, ou seja, todo advogado deve ter, além dos conhecimentos técnicos, conhecimentos de contabilidade, gestão financeira, gestão de empresa, gestão de pessoas, formatação e estruturação de empresas, psicologia entre outros.
Assim, quando pretender contratar um advogado o empresário deve ter a certeza de que o profissional que será contratado (juntamente com sua equipe, como veremos a seguir) deve ter conhecimentos amplos que vão além da legislação aplicável ao Direito Empresarial e deve ser capaz de usar os conhecimentos técnicos, aliados com os conhecimentos gerais para dar ao cliente a maior segurança possível durante um processo de tomada de decisão.
Lembre-se: o advogado e consultor empresarial deve ser o profissional que estará ao lado do empresário durante as mais difíceis decisões e momentos da empresa. Portanto, esteja certo de que é o profissional ideal para sua empresa.
Não se esqueça: Você contrata não somente o advogado empresarial, mas toda a sua equipe.
De uma coisa todo e qualquer empresário deve estar certo quando for contratar um advogado para a sua empresa: ele não trabalha sozinho (aliás, ninguém trabalha sozinho). Ele é auxiliado por uma equipe que também deverá ficar a disposição do empresário e sua empresa.
Certifique que o advogado está acompanhado por uma equipe de tão grande qualidade quanto o profissional procurado.
Quando for procurar um advogado não se esqueça de avaliar toda a sua equipe: desde a recepcionista que te atende todos os dias ao estagiário ou assistente jurídico que lhe presta esclarecimentos junto com o advogado.
Pense bem! O melhor profissional não poderá desempenhar bem as suas tarefas se não tiver uma excelente equipe ao seu lado.